logo
Copyright Bem-vindo Brasileiro 2017
Bem-vindo Brasileiro | Info geral
14980
page-template-default,page,page-id-14980,page-child,parent-pageid-14975,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-13.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Info geral

Sabe aquele montão de dúvidas bem básicas que aparecem em nossa cabeça antes de planejar uma viagem ao exterior? Bom, se o seu destino for Montevideo, estamos aqui para te ajudar.

Documentação

Tranquilo, tranquilo. Para entrar no Uruguai, você vai precisar apenas da sua carteira de identidade ou do seu passaporte. Uma vez feita a imigração, a condição de turista te permite estar no país por até 90 dias. Caso planeje alugar um carro, carteira de motorista em mãos.

Outro detalhe importante: não é necessário nenhum tipo de vacina.
Idioma

Assim como acontece em quase todos os países da América Latina, o espanhol é o idioma oficial. Mas… devido às suas semelhanças com a forma de falar dos argentinos, ficou conhecido como espanhol rioplatense. Logo, muitas palavras ganharam um toque de regionalismo, por exemplo, enquanto na Espanha uma saia é uma falda, no Uruguai se chama pollera.

 

Divirta-se agora aprendendo algumas expressões úteis para a viagem:

  • Bom dia (Buenos días) – Boa tarde (Buenas tardes) – Boa noite (Buenas noches).
  • Oi (Hola) – Bem-vindo (Bienvenido) – Tudo bem? (Todo bien?).
  • Obrigado (Gracias) – De nada (De nada) – Com licença (Con permiso).

Clima

Um dos maiores desafios que surge enquanto a mala vai sendo arrumada é saber que roupa levar. E quem vai determinar isso é o clima. Por estar afastado dos trópicos, mais precisamente em uma zona temperada do hemisfério sul, o Uruguai se caracteriza por ter estações do ano bem definidas: um verão caloroso com muita gente indo a praia (média de 28° C), e um inverno frio e marcado pelo uso de casacos, luvas e gorros (média de 7° C). Viu como muda o panorama né?

 

A dica é sempre trazer um pouco de tudo, principalmente nas estações intermediárias (outono e primavera), quando logo em seguida de um dia geeelado, pode vim outro bem agradável.

Baixe o app AccuWeather e acompanhe a previsão pelo celular.
Moeda

Qual a moeda oficial? Onde trocar dinheiro? Essas são perguntas muito frequentes e aqui vão as respostas. Bom, a moeda oficial é o peso uruguaio, e não pense duas vezes em deixar para trocar o seu dinheiro ao chegar no país. Em Montevideo, por exemplo, existem inúmeras opções de casas de câmbio disponíveis e com excelentes cotações, principalmente na Avenida 18 de Julho. Via de regra, evite cambiar no Aeroporto, pois como sempre as taxas são muuuito altas.

 

Saiba também que, no momento de pagar a conta, vários lugares considerados turísticos aceitam reais, facilitando a sua vida. Sem falar no desconto de 18.03% (IVA), que você recebe ao usar o cartão de crédito em bares, restaurantes e locadoras de veículos.

 

Clique aqui para ver a cotação do dia.

Eletricidade

Momento de evitar aquela dorzinha de cabeça ao queimar um aparelho eletrônico durante a viagem. No Uruguai, a voltagem é de 220v. Já as tomadas mais utilizadas são aquelas com três pinos alinhados (tipo C). Na dúvida, compre um carregador universal e seja feliz mundo afora.

Feriados

O Uruguai tem pouquíssimos feriados. Por ser um país laico, os dias santos não são celebrados. Evite surpresas ficando por dentro das datas festivas nas quais praticamente todo o comércio fecha as suas portas, e grande parte do transporte público deixa de funcionar:

  • 1º de janeiro – Ano Novo.
  • 1º de maio – Dia do trabalho.
  • 18 de julho – Juramento da Constituição.
  • 25 de agosto – Independência da República.
  • 25 de dezembro – Dia da Família.